Com a participação de segmentos da sociedade organizada, integrantes da Prefeitura Municipal, vereadores e pessoas de diversas comunidades, foi realizada, na Câmara de Vereadores de Jaguaruna, segunda-feira (08), a primeira audiência pública versando o Plano Municipal de Saneamento Básico local.
Esteve presente na reunião o Superintendente Estadual da FUNASA Adenor Piovesan, o Prefeito Municipal de Jaguaruna Luiz Arnaldo Napoli, o Diretor do SAMAE Alexandre Martins, o Presidente do Legislativo Alicio Bitencourt, além de outras autoridades, lideranças municipais e representantes da FUNASA. Além disso, a oportunidade contou com a explanação da Analista Ambiental Morgana Levati Valvassori, que trouxe dados acerca das condições do município no quesito, além de fomentar a participação popular para a finalização do plano.
Morgana mostrou aos presentes dados sobre formas de abastecimento da água, destino do lixo, sistema de limpeza urbana, manejo de águas pluviais e drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos locais, além de ressaltar que Jaguaruna não possui um sistema de esgotamento sanitário. Ademais, explicou aos que se encontravam o que seria o Plano Municipal de Saneamento e seu caráter estratégico de planejar a mudança da atual realidade. Para ela, ideia de seu trabalho é trazer metas concretas para que o município possa buscar recursos na área e trazer soluções conforme a sua realidade.
Para o Superintendente da FUNASA Adenor Piovesan, o plano propriamente dito é uma constituição municipal do saneamento, que compreende o diagnóstico em audiências com a participação da comunidade, virando, posteriormente, uma lei sobre o saneamento básico para o município: "São diretrizes para os próximos 20 ou 30 anos e que permitirão ao município, após ter este plano finalizado, irá à busca de recursos no governo federal. Assim, com a participação local, vai ser produzido um material de muita qualidade, indo ao encontro do que o município deseja: crescimento sustentável com planejamento e saneamento para a sua população e seus visitantes".
A próxima audiência ocorrerá na segunda-feira (15), no Salão Paroquial do Camacho, às 19h.