Refrigerante, bolacha recheada, macarrão instantâneo e achocolatado serviram de temas para mais uma edição do evento Encontro Marcado, parceria do Sesc com a Fundação Irmã Vera, ocorrida na tarde desta sexta-feira, no auditório do Caic.

A nutricionista Francine Amboni e a técnica de saúde Tatiane Fernandes, ambas do Sesc, apresentaram às mulheres dos grupos organizados dicas para uma alimentação e hábitos saudáveis.

De uma forma divertida, as profissionais mostraram o perigo do consumo excessivo dos produtos industrializados. O refrigerante foi o primeiro abordado. Numa simples enquete, as participantes confessaram o uso do refrigerante, em certos casos, mais de duas vezes ao dia. A nutricionista Francine Amboni demonstrou numa copo com açúcar branco, o número que uma pequena quantia de refrigerante tem. "Ele engana a sede. Tem muito açúcar embutido. O consumo excessivo é prejudicial", declarou.

A preferência por produtos integrais com o aumento do consumo de fibras foi, inúmeras vezes, citado pelas profissionais, como primordial para uma vida saudável e, principalmente, na prevenção de doenças.

Outro alimento nocivo foi a bolacha recheada. Muito consumido em lanches e na frente da televisão, tem grande quantidade de gordura superando o consumo ideal no dia a dia.

A curiosidade sobre o macarrão instantâneo levantou uma série de dúvidas e questionamentos nas participantes. Ao descobrir que o produto é frito propositalmente para contribuir no processo rápido de preparo, muitas confessaram que não irão mais utilizar na cozinha diária.


Criança que come mal

Dona Olésia Celso, do grupo Cantinho da Amizade, aproveitou a oportunidade e tirou dúvidas com a nutricionista sobre a alimentação da família. Ouviu dicas para melhorar o almoço e lanche do neto, consumidor assíduo de salgadinhos e bolacha recheada, embora mantém um peso exemplar. "Mesmo sendo magro, a criança pode desenvolver ou já estar com diabetes e colesterol", explicou a nutricionista Francine.

Salsichas e leite industrializado foram responsáveis por mais uma série de debates e dúvidas dos grupos. "Tudo que é consumido em excesso não faz bem", apontou a técnica em saúde Tatiane Fernandes.

 

Lanche saudável

Ao término do encontro, as participantes conheceram bolo com casca de laranja e outro com banana elaborados pela funcionária da Fundação Irmã Vera, Maria de Fátima.

Frutas e muita água, para limpar o organismo, conforme a nutricionista, também integraram a mesa do lanche.

A intenção do bate-papo, de acordo com a presidente da Fundação. Karmensita Almeida da Rocha, é permitir uma reflexão sobre os hábitos alimentares. "Muito importante, hoje em dia, as pessoas encontrarem o equilíbrio na alimentação", ressaltou.

O próximo encontro será dia 9 de agosto.