Muito mais do que utilizar o computador. Compreender e apoderar-se das tecnologias e interagir com amigos reais e virtuais foram alguns dos ganhos que os grupos de idosos e agentes comunitários de saúde tiveram ao participar dos cursos de inclusão digital oferecidos em parceria pelas Fundações Municipais de Saúde e Desenvolvimento Social com a Unisul. Na noite desta quinta-feira (11), os formandos receberam os certificados de conclusão dos cursos. Participaram da entrega a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social, Jane Dal-Bó Falchetti e o diretor-presidente da Fundação de Saúde, Marco Antonio dos Santos.

A entrega dos certificados ocorreu no auditório do Cettal, na Unisul, local onde foram realizados os cursos. Para a professora Milene Kindermann, que na solenidade representou a reitoria da Unisul, os projetos de extensão são muito importantes para a universidade. "São estes projetos que nos permitem interagir com a comunidade. As tecnologias estão no nosso dia a dia e lidar com elas é saber lidar com o mundo", afirma.

Os cursos tiveram início em abril e foram realizados em parceria com o curso de Ciências da Computação, que além da estrutura física, disponibilizou os educadores sociais (que são alunos bolsistas). Realizar os cursos abriu novas perspectivas para os participantes. "Muitos colegas aproveitaram para tirar o computador que tinham ganhado dos filhos da gaveta e outros até ganharam novos equipamentos durante o curso. Os relatos são bem diversos, uma colega disse que sua autoestima aumentos. Outros melhoraram as relações com a família porque estão interagindo mais com os filhos e com os netos", conta Anair Modolon Nandi.

E quem pensa que as redes sociais são ferramentas utilizadas por jovens adultos e por adolescentes, está enganado. "O curso foi maravilhoso. Agora quero comprar um computador só para mim para eu fazer o meu perfil no Facebook. Hoje eu uso o da minha filha, mas quero um só para mim para poder fazer novos amigos, conversar com as pessoas e principalmente com os meus familiares que moram em Florianópolis", afirma Sandelir Vetorino Marcos.

A diretora-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, Jane Dal-Bó Falchetti, agradeceu a parceria com a Unisul e elogiou a persistência dos alunos. "A entrega destes certificados é uma vitória dos alunos, dos parceiros do projeto e dos educadores sociais. Hoje a gente pode saber ler e escrever, mas se não sabe manusear o computador, nós somos analfabetos digitais. O conhecimento obtido nestes cursos é importante, e é um incentivo a buscarem mais conhecimento, porque não há hora, nem idade para buscar conhecimento. Temos que aproveitar todas as oportunidades", avalia Jane.

Para a coordenadora dos grupos de idosos e mulheres da Fundação de Desenvolvimento Social, assistente social Kátia Bressan, os cursos de inclusão digital também melhoram a interação e as relações entre os idosos e seu círculo social. "Os cursos permitem que eles acessem um tipo de conhecimento que os coloca em condições de conversar, de interagir com os demais familiares, com os filhos, os netos que já utilizam estas tecnologias no dia a dia. No curso eles também criam laços de amizades uns com os outros, trocam experiências e se ajudam", afirma Kátia.

 

Decom – PMT