Contribuir para o aperfeiçoamento da formação. Com esse objetivo, a Prefeitura de Pescaria Brava, através da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, iniciou nesta segunda-feira (22), no salão do antigo Moinho Bacana, na localidade de Taquaraçu, uma formação continuada, destinada aos professores e demais profissionais da educação, da rede municipal de ensino.
Durantes todo o dia, 23 professores alfabetizadores, que trabalham com crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, estudaram um pouco mais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A ação foi ministrada pela servidora municipal e orientadora de estudo do programa, Rose Maria Espíndula Machado Costa.
De acordo com Rose, o PNAIC é importante por fortalecer todos os professores que trabalham com alfabetização. "Durante esses dias de formação vamos promover ações, na perspectiva de fortalecer o papel do alfabetizador na relação com cada estudante, família, gestão e o compromisso que cada um deverá assumir com a alfabetização da criança", destacou a orientadora.
A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Maria da Glória Goulart Rodrigues, que também se fez presente na abertura do curso, falou sobre a importância da Formação Continuada para os professores alfabetizadores. Além disso, comentou ainda, que enquanto professora, sempre gostou de alfabetizar através de jogos e brincadeiras.
"O objetivo deste encontro é conhecer a importância do uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização, incluindo essas técnicas na prática do professor como recurso didático. Acredito que será um momento de estudo, planejamento e troca de experiências, que com certeza, vai contribuir para melhorar o aprendizado das crianças em sala de aula", comentou Glorinha.
Nesta terça-feira (23), das 8 às 19 horas, a capacitação segue com diversas palestras, sendo que um dos temas abordados será sobre inclusão social. Já na quarta-feira (24), a formação acontece das 13 às 18 horas.