Em reunião realizada na última semana, entre o secretário de Segurança e Patrimônio, Claudemir da Rosa, a gerente do Consórcio Extran, Anna Cláudia Germano, e técnicos da empresa, foi definido o sistema de funcionamento do estacionamento rotativo de Tubarão.
O funcionamento se baseia na aquisição, por parte do usuário, de créditos para o uso das vagas, com o valor de R$ 1,25 a hora. Estes créditos poderão ser adquiridos de forma avulsa, de acordo com o tempo que o usuário precisa, ou através de um "tag", que no primeiro mês terá um custo de R$ 40, o que contempla seu proprietário com aproximadamente 30 horas de uso, de forma promocional. Para os meses seguintes, este pacote de horas será reduzido.
Segundo o secretário, o sistema está pronto para entrar em funcionamento, dependendo apenas da regulamentação, por parte da prefeitura, das normas que regerão as vagas para idosos e deficientes. Estas vagas não serão cobradas, faltando apenas definir, agora, de que forma serão monitoradas, e o tempo de utilização de cada uma delas.
Ao todo, 216 vagas integram o sistema, sendo distribuídas em três pontos do centro da cidade: na avenida Marcolino Martins Cabral, no trecho entre o Art Hotel e o calçadão da rua São Manoel; na avenida Marechal Deodoro, entre a antiga rodoviária e a ponte Nereu Ramos; e a rua Coronel Collaço, na subida da Catedral.
Também foi definida a nova tolerância de tempo para utilização das vagas sem cobrança, que agora será de cinco minutos.
Todo o sistema será monitorado em tempo real pela secretaria de Segurança e Patrimônio, através da internet. Nas ruas, tanto os monitores do Consórcio Extran, quanto os oficiais da Guarda Municipal possuirão aparelhos de monitoramento de bolso. Em tempo, a Guarda Municipal notificará os motoristas que utilizarem as vagas de maneira irregular.
A expectativa é de que o novo sistema de estacionamento rotativo de Tubarão entre em operação em breve.
Decom – PMT