O Projeto Navegar, que já aconteceu em outras oportunidades no município de Imaruí e que deixou um legado importante, agora está de volta, designado pelo nome de Programa navegando. A Intenção não mudou, a proposta é de oferecer aos adolescentes e jovens imaruienses atividades relacionadas a geografia do município, o treinamento de vela, canoagem e remo, acompanhados de uma relação que valorize a lagoa, a aprendizagem e o esporte.
Partindo da Ideia de que a atividade proposta pelo Programa tem o objetivo de contribuir ao desempenho dos jovens e adolescentes a expressarem suas reais potencialidade, a secretaria de educação, cultura, desporto e juventude, acredita que o projeto, novamente, vem a somar.
O programa Navegando, no município de Imaruí, abre vagas para adolescentes e jovens com idade entre 11 e 16 anos, preferencialmente matriculado em escolas públicas do município e expostos a vulnerabilidade social.
As aulas irão ocorrer no centro da cidade, em contra turno escolar. No momento estão disponíveis 120 vagas. Os critérios para desempate de inscrição e de efetiva adesão ao programa são: participar de programas sociais de baixa renda; estar em situação de vulnerabilidade social; e ter idade maior entre os demais inscritos.
Os alunos que tiverem interesse em participar do programa poderão buscar encaminhamento para as inscrições nas escolas municipais, estaduais ou na própria secretaria de educação de Imaruí. As inscrições seguem do dia 19 a 28 de agosto. "Os interessados devem se inscrever e participar dessa nova etapa do projeto navegando, que vem a somar com o desenvolvimento humano e social de Imaruí" – Conclui o Secretário de Educação, cultura, desporto e juventude, Jair Paulo.