A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) tem disponibilidade de recursos para sistema de esgotamento sanitário. O município de Laguna está pleiteando R$ 12.537.074,17 para a implantação de sistema de esgotamento sanitário para atender as localidades de Farol de Santa Marta e Cigana, contemplando ligações prediais, rede coletora, quatro estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto terciário. Para isso, é preciso desenvolver um projeto. Na última semana, o prefeito Everaldo dos Santos, esteve na Casan, onde assinou o documento de cooperação entre Casan e município para a elaboração do projeto.
De acordo com o secretário do Planejamento Urbano, engenheiro Daniel Roberge, com o projeto em mãos o Governo Municipal irá buscar recursos na Funasa, assim como, em outros órgãos públicos.
"O sistema de esgoto irá beneficiar quatro mil famílias", esclarece o prefeito que está esperançoso.
A implantação do sistema visa aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto e minimizar os impactos causados ao meio ambiente.
Em funcionamento, o sistema poderá beneficiar 12 mil pessoas. A obra está justificada pela necessidade de melhorar a qualidade de vida da população, principalmente, por diminuir os índices de doenças ocasionadas pela falta de esgotamento sanitário.
Secom – PML