O prefeito Municipal de Jaguaruna Luiz Arnaldo Napoli, juntamente com o Secretário de educação Vanderlei Mergínio dos Santos, Secretário de administração e Finanças Heberton Luiz Stork e o assessor jurídico Diógenes Luiz Mina de Oliveira, recebeu na noite de terça-feira (26) e na manhã de quarta-feira (27), uma comissão de professores da rede municipal de ensino de Jaguaruna e a presidente do Sinserj Zaine Alves Savi Goulart. Por fim, o objetivo do encontro foi a negociação sobre o Piso Salarial para a categoria.
A comissão mostrou sua proposta às técnicas da secretaria da educação Umbelina dos Santos Cabral e Edna Freccia, que deixaram claro que a lei do piso é de 2009. Ainda, elas comentaram que há dois meses, o secretário Vanderlei, juntamente com o Prefeito, vem procurando uma maneira de poder pagar o piso e, para auxiliar na busca, outras prefeituras foram contatadas para saber a maneira como estava sendo pago. Com levantamentos de dados, a contraproposta do executivo foi sinalizar um enxugamento no número de professores que estão fora de sala de aula e, além disso, a contratação de estagiários a partir do próximo ano, com objetivo de reduzir custos. Um convênio será firmado com o CIEE para que os estagiários ajudem os professores.
Desta forma, o executivo, após um minucioso cálculo, garantindo todos os direitos de cada profissional, acenou com um aumento real de 50% com o seguinte cronograma: 20% em janeiro de 2014, mais 15% janeiro de 2015 e mais 15% em janeiro de 2016. Além disso, independente dos 20% acordado, será repassado em janeiro do ano que vem o percentual do FUNDEB, que será sucessivamente repassado também nos próximos anos.
A professora Carla Ramos, integrante da comissão, afirmou ser a negociação histórica em Jaguaruna: "Já estamos a longos anos tentando diálogo e solicitando o pagamento do piso ou até mesmo uma proposta".
Para dar uma garantia a categoria, foi redigido um contrato que validará os pagamentos nas referidas datas propostas pelo executivo. Carla afirmou não ser o ideal, porém trata-se de um grande avanço: "Até hoje não tínhamos recebido proposta alguma, pois o responsável pela administração anterior (ex-prefeito Inimar) levou muito tempo a receber uma comissão e, quando recebeu, disse um não para a categoria. Assim, não conseguimos negociar nada".
O Prefeito Luiz afirmou sempre estar disposto ao diálogo e nunca deixou de conversar com o sindicato da categoria, apesar de todas as dificuldades vividas pelo executivo.
—