Começa nesta quarta-feira (3) a primeira etapa da obra de pavimentação asfáltica da avenida Calistrato Muller Salles. De acordo com o secretário de planejamento urbano, Daniel Roberge, será feita a limpeza e preparação do solo para receber a primeira camada de asfalto, conhecida como reperfilagem: "O cronograma, se não chover, é terminar esse fase em quinze dias", disse.

A avenida será fechada em toda a extensão neste período. Enquanto isso, o tráfego de veículos será direcionado para os desvios das ruas laterais e para veículos pesados pela avenida Castelo Branco e Colombo Machado Salles. (Os desvios estão detalhados abaixo)

A segunda etapa compreende a instalação das tubulações de drenagem da rede pluvial em oito pontos da avenida. "Cada ponto de drenagem será feita uma ramificação com tubulações em concreto com extensão de quarenta metros para cada lado.", explica Roberge.

Os trechos onde a avenida será aberta para realização da drenagem serão fechados para tráfego de veículos, começando próximo ao cruzamento com a rua Coronel Fernandes Martins (La Volks) até as proximidades da rua da Esperança (posto de gasolina Meurer). Desvios e rotas alternativas pelas ruas laterais irão dar mobilidade para os moradores, visitantes e comerciantes.

A terceira e última etapa inclui a camada final de asfalto (4 cm) e sinalização viária em toda a extensão, 1.452 metros (1,4 km). A previsão é terminar a obra em até 90 dias.

Cronograma de manutenção das estradas de desvio:

A Secretaria de Obras apresentou o cronograma para manutenção das estradas de desvios provisórios, entre elas a avenida João Marronzinho (antiga Castelo Branco), Colombo Machado Salles, rua Prefeito Gil Ungaretti, Júlio Maurício, Coronel Fernandes Martins, entre outras.

"Vamos colocar as máquinas da prefeitura à disposição e cerca de sete caminhões farão o percurso para trazer o saibro de Tubarão, que será usado na manutenção das estradas", reforçou o secretário da pasta Orlando Rodrigues.

Uma empresa terceirizada foi contratada (através de pregão presencial) para auxiliar a Secretaria de Obras na manutenção das estradas.

Comissão de moradores irá fiscalizar:

Uma comissão de moradores e comerciantes foi formada para auxiliar na fiscalização da obra. A comunidade se apresentou disposta a ajudar a prefeitura e elogiou a iniciativa do governo em convidá-los para participar da gestão da obra. "Obrigado por nos informar sobre tudo que será feito. É isso que queremos para poder exercer nossa cidadania", disse um dos integrantes da comissão.

O prefeito Everaldo dos Santos salientou a importância em esclarecer a população sobre o cronograma de ações. "Vamos disponibilizar todos os telefones e contatos dos fiscais responsáveis pela obra, para que a população esteja bem informada", finalizou o prefeito.

Recursos:

Os recursos são do Governo do Estado, de R$800 mil e contrapartida do Governo Municipal. Valor total: R$1.297.408,44

Desvios e acessos provisórios:

Caminhões e ônibus:

Devem seguir pela avenida João Marronzinho (antiga Castelo Branco) e desviar pela Colombo Machado Salles (sambódromo).

Rodoviária: Após o sambódromo, siga à direita pela rua João Camilo e depois à esquerda na rua Coronel Fernandes Martins.

É proibido seguir reto em direção à praia. Veículos grandes não podem passar pela rua Luiz Severino Duarte, na praia do Iró (ao lado do Tourist Hotel).

Veículos pequenos (motos, carros, caminhonetes):

Sentido centro: Seguir pela avenida João Marronzinho (Laguna Internacional) e desviar pela Colombo Machado Salles (sambódromo).

Sentido praia do Mar Grosso/Praias norte/Magalhães: Seguir pela avenida João Marronzinho (Laguna Internacional). Placas de sinalização direcionam o motorista.

Rotas alternativas/centro: Algumas vias laterais à avenida Calistrato Muller Salles estarão liberadas como rota alternativa, sentido centro: rua Prefeito Gil Ungaretti (à direita) e Júlio Maurício (à esquerda).


Mais informações: Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação/ Telefone: 9102-9466

Empresa que irá executar a obra: Setep Construções Ltda.