A Conferência Nacional de Cultura que será realizada em Brasília, no fim de novembro, terá entre os delegados participantes a coordenadora de Ações Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Lilian Guedes. Ela foi escolhida como representante da Amurel durante a etapa estadual da conferência, que foi realizada no início desta semana, em Florianópolis.

A 3ª Conferência Estadual de Cultura de Santa Catarina foi realizada na segunda e terça-feira, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. A conferência teve como tema "Uma Política de Estado para a Cultura – Desafio do Sistema Nacional de Cultura". Durante o evento foram eleitos os representantes do poder público e do setor privado para representar o estado em novembro em Brasília.

Os 300 delegados, definidos nas etapas municipais e regionais, discutiram os quatro eixos do texto do Sistema Nacional de Cultura (SNC): Implementação do SNC, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direito Cultural, Cultura e Desenvolvimento.

"A discussão foi muito positiva. Os aspectos que foram levantados na conferência municipal de Tubarão são muito próximos ao que outros municípios debateram e isso indica que agora é a vez da cultura. Há um clima muito propício para os debates e para se promover as mudanças para haja um maior fomento as atividades culturais. O que tem se pedido é mais espaços culturais, ampliar a divulgação, aumento de recursos, maior acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, entre outras questões importantes", afirma Lilian.

Decom – PMT