Em agosto, o município recebeu R$ 20 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac) das Cidades Históricas, para nos próximos três anos investir na revitalização do patrimônio histórico. Uma equipe formada por arquitetos e engenheiros foi formada pelo Governo Municipal para administrar as obras.
Os projetos contemplados são nove: Requalificação Urbanística do Centro Histórico – 1ª Etapa – rua Raulino Horn e Largo do Rosário; etapa final da restauração do casarão do Clube União Operária; restauração da Casa de Anita Garibaldi; restauração do sobrado da Sociedade Musical Carlos Gomes; restauração da Casa Candemil, restauração da antiga subestação de energia; restauração do casarão da Sociedade Recreativa Clube Congresso; restauração da Antiga Estação Ferroviária e restauração do casarão do Clube Blondin.
Segundo a arquiteta, Grasiela Citônio, que integra a equipe, os profissionais estão concentrados na revisão dos projetos, memorial descritivo e proposta de uso. Em seguida, os trabalhos serão apresentados para o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) para a aprovação e análise.
O modelo de desembolso do programa não prevê repasse integral à prefeitura, mas sim a liberação de recursos à medida em que as obras forem licitadas.
O prefeito Everaldo dos Santos declara a valorização da cidade na transformação do centro histórico. "Fato marcante para a nossa cidade. Quem investe em cultura, investe no futuro", declarou o prefeito.
Em Brasília, o Iphan criou uma diretoria para cuidar as obras do Pac das Cidades Históricas.
A diretoria terá como funções o planejamento, a gestão e o monitoramento das ações do PAC no âmbito das cidades que receberão obras de restauração e preservação.
Parceria com a Udesc
Quatro universitários do curso de arquitetura da Udesc estão participando da equipe que irá coordenador o Pac das Cidades Históricas, em Laguna. Eles contribuem com o trabalho dos profissionais, além de enriquecer o currículo. A troca de informações com a universidade vem contribuindo com o processo de aprendizado dos estudantes. Na última semana, as arquitetas Grasiela Citônio e Claudione Medeiros, da equipe do Pac, estiveram ensinando, através de uma oficina, sobre orçamento e restauração de obras do centro histórico.
Secom – PML