Um espaço que até então não era aproveitado tornou-se um lugar onde os alunos do Centro Educacional Santa Rosa de Lima agora podem adquirir seus primeiros conhecimentos sobre agricultura orgânica, o trato com a terra e a alimentação saudável. Coordenados pela nutricionista da escola, Michele Lemkhul, os estudantes dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) construíram uma horta orgânica onde são cultivados temperos, chás, flores, alface e espinafre.

Para aproveitar o espaço e valorizar também o caráter ecológico do projeto, garrafas PET foram transformadas em vasos, dispostos verticalmente. "Era um pequeno espaço que estava sem utilização. Recebemos ajuda de funcionários da Secretaria de Obras que limparam o local e então trabalhamos na criação da horta", conta Michele.

As crianças participaram de todo o processo. Ajudaram na pintar das paredes e decoração dos vasos; na preparação da terra e no plantio de mudas e sementes. E ainda contribuem na manutenção da horta, com atividades de limpeza e rega das plantas. "O nível de envolvimento dos alunos no projeto tem sido muito bom. Há crianças que são filhos de agricultores, mas não estavam acostumados a lidar com terra. Com a horta, eles tiveram esse primeiro contato com a atividade. O interesse em participar tem sido tanto, que as demais turmas também querem contribuir com a horta", comemora a nutricionista.

Com o resultado positivo, parte da produção deverá ser incluída no cardápio da merenda escolar.

 

Fonte: André Bianchini – Departamento de Imprensa da Prefeitura de Santa Rosa de Lima