Mais uma comporta foi instalada no rio Seco, no Passo do Gado, pela secretaria de Proteção e Defesa Civil. A comporta fica no entrocamento das ruas João Adolfo Corrêa e Pedro Mendes de Faria.

A comporta é colocada nas margens do rio e evita que a água do rio retorne pela tubulação do sistema de drenagem quando o nível das águas do rio está mais elevada.

Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, esta rede de drenagem tem cerca de 1,2 Km² de área e recebe águas que escoam de parte dos bairros Vila Moema e Recife. "Na continuidade da ação será feito o levantamento planialtimétrico do local para elaboração de projeto para instalação de estação elevatória no próximo ano. A colocação de um sistema de bombeamento aumentará a vazão das águas superficiais, que em função do subdimensionamento do sistema provoca alagamentos. Com isso, se minimizará os efeitos do acumulo de água de chuva para estas comunidades", afirma Rafael.

Desde o início do ano já foram instaladas e/ou substituídas oito comportas: três na ponte Dilney Chaves Cabral, duas na ponte Manoel Alves dos Santos; duas referentes à rede de drenagem da rua Peru, na Passagem e mais uma no rio Seco, para escoar as águas da Vila Presidente Médici, a Comasa.

 

Decom- PMT