O relatório de balneabilidade divulgado pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente), que monitora a qualidade da água do mar para banho humano, aponta que as praias de Laguna estão próprias para banho.
Em Laguna, são analisados sete pontos: Mar Grosso, Prainha do Farol, Cardoso, Praia do Gi, Itapirubá, Lagoa de Cabeçudas e Praia da Teresa.
São necessárias cinco semanas consecutivas de coleta para se obter um resultado confiável. A partir de novembro, as coletas começam a ser realizadas semanalmente.
Saiba mais:
A Pesquisa de Balneabilidade analisa as águas de cada balneário e determina se estão Próprias ou Impróprias para o banho. Isto é, se estão contaminadas ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada através da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.
A água é considerada:
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
Secom – PML