A solicitação de recursos e a prestação de contas foram os principais temas debatidos em um seminário promovido na quinta e sexta, em Florianópolis, pela Defesa Civil Estadual. O Seminário de Ações de Reposta e Recuperação em Defesa Civil – da solicitação de recursos à prestação de contas, um enfoque no Cartão de Pagamentos teve a participação do secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, da coordenadora de Defesa Civil, Elna Fátima Pires e do contador José Ricardo Vieira.

O objetivo do Seminário foi promover a capacitação e treinamento dos técnicos municipais e da secretaria estadual de Defesa Civil para utilizarem o Cartão de Pagamento de Defesa Civil. O cartão é uma ferramenta oferecida aos municípios pelo Ministério da Integração Nacional para ser utilizado quando ocorrer algum evento que cause danos e perdas ao município.

Após o reconhecimento da situação de necessidade pelo ministério, a transferência de recursos para os municípios é feita via Cartão de Pagamento da Defesa Civil. A instituição do cartão benefício deverá dar agilidade e praticidade para aquisição de bens e serviços, maior controle e segurança na utilização dos recursos e monitoramento pelo portal de autoatendimento do Banco do Brasil. "O município de Tubarão ainda não têm o cartão, tivemos que ter aprovada pela Câmara de Vereadores algumas pequenas alterações em leis e em breve o prefeito deverá referendar os membros do Fundo Municipal de Defesa Civil, para que o Banco do Brasil agilize o processo. Por ser um produto novo, alguns procedimentos deverão ser lapidados para que os entes envolvidos dominem os mecanismos de uso do cartão", afirma o secretário Rafael.

 

Decom – PMT