Com a chegada do verão o movimento na localidade da região da Ilha aumenta. Para amenizar as filas e ampliar a rotatividade dos veículos que utilizam a balsa, o Governo Municipal, se reuniu nesta segunda-feira (2), com a administradora do transporte. Uma dos pedidos realizados pelo prefeito foi de manter as três balsas funcionando durante a temporada. O transporte aquaviário é utilizado pelos motoristas que trafegam pela SC-100, no período de férias também utilizada para fugir das filas na BR-101.

Segundo o proprietário da balsa, Glademir Antônio Brustolon, para manter as três balsas funcionando durante a temporada de verão, seria necessário a abertura de mais um ancoradouro. "Se colocar as três para funcionarem juntas e ocorrer um contratempo com alguma, as outras duas trancam, por terem que descarregar os veículos no mesmo local. Se tivéssemos mais de um local, isso não seria problema. De forma que o estrago de uma não influenciaria no desenvolvimento das outras duas", afirma.

Em contrapartida à colocação do proprietário, o prefeito Everaldo dos Santos está tomando as providências. "Vamos estudar a possibilidade da abertura de mais um ancoradouro, ainda para essa temporada. Precisamos melhorar a funcionalidade do processo", relata

Banheiros

Um dos problemas apontados na reunião foi a inexistência de banheiros nos locais de acesso à balsa. "Serão colocados quatro banheiros químicos. Um feminino e um masculino de cada lado ainda nos próximos dias", assegura Everaldo.

Organização e segurança

Para manter a ordem das filas e a segurança da área, a Guarda Municipal vai estar no local durante toda a temporada. De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Laguna, Jadson Pereira dos Santos, o trabalho em conjunto vai garantir o andamento do trafego. "A parceria entre o governo, a administração da balsa e a guarda é importante para disciplinar o transito", afirma o comandante.

Secom – PML