As conversações sobre uma ponte flutuante móvel que ligue a região do Mar GrossoMagalhães ao Farol de Santa Marta, através da Passagem da Barra, surgiram há alguns meses. A ideia partiu de uma reunião com o prefeito Everaldo dos Santos junto ao Grupo Assis, empresa do jogador Ronaldinho Gaúcho.
Atualmente, a passagem é realizada através de balsa ou bote. Para tratar do empreendimento foi realizado um novo encontro nesta quarta-feira (19).
Na ocasião, o Grupo Assis foi apresentado à empresa Conseb, que ficaria responsável pela execução da obra. "É um projeto de primeiro mundo, que segue de acordo com as normas ambientais. Será mais um grande ganho para a cidade", explica o prefeito.
O projeto traz a possibilidade de construir uma ponte flutuante com abertura para passagem de embarcações. A obra conta com design futurístico, 2 pistas, uma em cada sentido, ciclovia e via de pedestres.
Meio Ambiente
Segundo o proprietário da Conseb, Ricardo Loppnow, a ponte não traz risco de instabilidade para o meio ambiente. "O sistema de ancora é o mesmo utilizado pela Petrobras em suas plataformas de extração de petróleo", explica.
A tecnologia que será usada tem 100% de segurança comprovada, considerando que as plataformas de extração de petróleo não aceitam qualquer tipo de movimentação, enfrentando tempestades.
Turismo
Por ser uma obra de grande impacto visual, a ponte será uma nova atração para a cidade. "Turistas de todo o mundo vão querer conhecer o sistema", afirma Ricardo. Com isso, o empreendimento poderá gerar empregos em hotéis, pousadas, restaurantes e comércio local, alavancando a construção civil.
Iniciativa privada
O custo da obra está avaliado em cerca de 40 milhões de reais. O Grupo Assis se mostrou interessado pelo projeto. Para passar pela ponte, veículos terão o custo de dois reais, ciclistas e pedestres com passagem livre.
Fotos: Katia Nascimento
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna