O Prefeito de Imaruí, Manoel Viana de Souza, após aprovação de lei pela Câmara Municipal de Vereadores, oficializou, no ultimo dia 17 de fevereiro, em reunião no gabinete do prefeito, o convênio com o Hospital São João Batista para o ano de 2014.
O ato de assinatura do convenio foi efetuado na presença da diretoria do hospital, e prevê, para este ano um repasse de quase meio milhão de reais.
Segundo o secretario de Saúde do Município, Vanderlei Cunha, "O Hospital de Caridade e Maternidade São João Batista presta serviços de primeiro atendimento nos casos de urgência e emergência para o município de Imaruí, responsabilidade assumida por 24h ininterruptas".
Além destes atendimentos prestados conforme a demanda, o hospital realiza consultas ambulatoriais, radiografias, eletrocardiogramas e sessões de fisioterapia, sendo ainda responsável por atender Autorizações de Internações Hospitalares (AIH's) dos munícipes pelo SUS, desenvolvendo além do papel fundamental na rede de atenção à saúde do munícipio, um importante papel social na comunidade.
O Hospital pertence a uma Associação privada no município de Imaruí, foi fundado em 28 de março de 1965, e é uma empresa de natureza privada filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos, e possui modelo de gestão dupla.
Segundo um levantamento realizado em 2013, os princípios do hospital são: 1 – Inexistência de capital social; 2 – Seu caráter privado e sem fins lucrativos; 3 – O caráter permanente de seu conselho deliberativo, formado por presidente de honra, presidente e vice-presidente, primeiro e segundo secretários, primeiro e segundo tesoureiros e três membros do conselho fiscal.
Em relação a recursos humanos, o hospital possui: 1 – Um gerente Administrativo e Jurídico; 2 – Dois assistentes administrativos; 3 – Uma enfermeira; 4 – Uma fisioterapeuta; 5 – Uma farmacêutica; 6 – Oito técnicos de enfermagem; 7 – Um auxiliar de enfermagem; 8 -Um recepcionista; 9 – Uma Cozinheira; 10- Três auxiliares de serviços gerais.
As principais fontes de recursos do hospital são receitas provenientes das AIH's e produção ambulatorial, pagas pelo SUS, e também um convênio junto a Prefeitura, com um repasse em 2014 de R$ 480.000,00 (quatrocentos e oitenta mil reais).
Segundo o secretario de Administração de Imaruí, Luciano Boico, a referência de repasses, neste ano, fica acertado da seguinte forma:

Fevereiro – R$49.000,00 (quarenta e nove mil reais);
Março – R$49.000,00 (quarenta e nove mil reais);
Abril – R$49.000,00 (quarenta e nove mil reais);
Maio – R$45.000,00 (quarenta e cinco mil reais);
Junho – R$45.000,00 (quarenta e cinco mil reais);
Julho – R$45.000,00 (quarenta e cinco mil reais);
Agosto – R$40.000,00 (quarenta mil reais);
Setembro – R$40.000,00 (quarenta mil reais);
Outubro – R$40.000,00 (quarenta mil reais);
Novembro – R$26.000,00 (vinte e seis mil reais);
Dezembro – R$52.000,00 (cinqüenta e dois mil reais).

De acordo com o Secretário de Saúde de Imaruí, Vanderlei Cunha, "além do repasse de 480 mil reais, que será repassado em parcelas durante o ano, o município ainda cede ambulância e 4 motoristas, que atuam em escala 24h por dia. Em média, são fornecidas 25 AIH's por mês ao hospital. Mais 3 médicos do município que prestam 4h de plantão cada. Além dos repasses diretos do SUS sobre as internações e outros serviços prestados, como raio-x, eletrocardiograma, etc".

AI- PMI