A partir de 2014, na rede pública de ensino teve início a implantação do Atendimento Educacional Especializado, destinado aos alunos com algum tipo de dificuldade no aprendizado.
Nesta primeira etapa, três unidades de ensino, com maior número de crianças especiais, tem o espaço. São eles: Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysseá (Portinho), Iracy Virgínia Rodrigues (Barranceira) e o Centro de Educação Infantil Laureni Vieira de Souza (Vila Vitória). Um psicopedagogo atende as crianças por 90 minutos a cada dia. O espaço do Atendimento foi equipada com computadores, material didático e brinquedos pedagógicos fornecidos pelo Ministério da Educação.
O objetivo, de acordo com a psicopedagoga do departamento de Educação Especial, Jaqueline Oliveira, é dar maior apoio, organização e a oferta do Atendimento Especializado, prestado aos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e superdotado matriculados em classes comuns do ensino regular, para assegurar condições de acesso, participação e aprendizagem.
Estas crianças já são atendidas através do projeto professor auxiliar, onde um educador fica ao seu lado na sala de aula. Antes, os pequenos passaram por exames clínico e psiquiátricos para o diagnóstico com laudo.
Caixa mágica
Com um simples toque, Josué Alves de Jesus, 6 anos, tira da caixa vermelha diferentes texturas. A professora Maria Gorete Rocha de Bem faz a pergunta: É liso ou áspero ? Com muita paciência, ela faz a mesma pergunta. Coloca as mãos do pequeno Jesus delicadamente nos objetos. Repete a pergunta, com muito esforço ele responde com a cabeça. A brincadeira é motivação para estimular a coordenação motora, socialização e a comunicação do aluno. Para motivá-lo, em outra etapa do atendimento, um laptop tornar-se o atrativo. Os questionamentos sobre a letra do seu nome e números entram em cena.
O tímido Josué tem dificuldade no aprendizado e no Atendimento Educacional Especializado, dentro da Escola de Educação Básica Elizabeth Ulyssea, no bairro Portinho, que pais e professores estão em busca da sua alfabetização. "Um simples progresso para nós, é uma grande vitória", conta a dedicada professora de nove alunos.
Lei
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases), uma lei criada no ano de 1996, defende uma educação especial inserida no sistema regular de ensino. O artigo 58 dessa mesma lei cita como o conceito de educação especial: "entende-se por educação especial para os efeitos dessa lei, a modalidade de educação escolar, oferecido preferencialmente na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais".

 

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