O pescador Lourencio Valério Batista não vai mais se preocupar em garantir o sustento de seus filhos. Ele e outras 260 famílias serão os principais beneficiários da parceria assinada na manhã desta terça-feira (1), para o início da dragagem do rio da localidade de Campos Verdes, popular Carniça, na região da Ilha. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca vai ceder equipamentos para dragagem. A parceria entre Secretaria da Agricultura e prefeitura foi selada por meio de termo de cessão de uso e termo de cooperação técnica para realização da obra.
Para o secretário de Agricultura do Estado, João Rodrigues, a necessidade era visível. "Desde que entrei na Secretaria do Estado esse era um dos meus compromissos. É uma obra de grande importância não só para a comunidade mas para toda a região. Além das embarcações, as crianças também terão um melhor deslocamento para a escola. São inúmeros os benefícios. Conseguimos a realização desta importante parceria, graças ao apoio do governador Raimundo Colombo, do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, e do deputado estadual Altair Guidi que destinou R$ 300 mil de uma emenda sua à prefeitura de Laguna. Nós da Secretaria da Agricultura e da Pesca entramos com os equipamentos e os funcionários", enfatizou João Rodrigues.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Pesca, cedeu uma draga, um barco de madeira, um conjunto de bombas de dragagem, uma retroescavadeira e um veículo, além de 11 funcionários da Cidasc para a obra.
Segundo o secretário de Agricultura e Pesca do município, José Carlos Mendes Neto, o desenvolvimento sócio-econômico da região de Campos Verdes vai melhorar de forma significativa. "Hoje a embarcação não entra. É uma dificuldade enfrentada pelos nossos pescadores. A dragagem vai possibilitar uma maior entrada de peixes e enriquecer a pesca do município".
O pescador Lourencio está confiante. "Nós dependemos desse rio pra sobreviver. É o nosso ganha pão. Esperamos ansiosos pela realização da dragagem". Lourencio pesca desde de criança. O ensinamento passou de pai para filho. Hoje a pesca é a sobrevivência dele e de seus filhos.
Reivindicação antiga
De acordo com a presidente da União Das Associações de Pescadores da Ilha (Uapi), Maria Aparecida, a luta da comunidade acontece desde o ano de 2008. "Hoje é a realização de um sonho. É a conquista da luta de um povo que mostrou a união necessária para garantir a dragagem de nosso rio", afirma.
Para o prefeito Everaldo dos Santos, a comunidade da Ilha precisa e merece a obra. "É uma reivindicação antiga dos moradores. A obra deve iniciar nos próximos dias. A máquina já está à disposição, esperamos que entre 10 meses e um ano o rio esteja desassoreado". A vice-prefeita Ivete Scoppel esteve acompanhando o evento.
A obra
Segundo o gerente regional da Cidasc, Claudemir Souza dos Santos, será uma obra de grande porte. "A pretensão é tirar, aproximadamente, 72 mil metros cúbicos de material", afirma.
O desassoreamento será realizado num trecho de 1,5 quilômetros com 20 metros de largura, através de equipamentos da Cidasc. Há locais que o volume de água não ultrapassa meio metro, prejudicando o tráfego de embarcações e pescadores que utilizam o rio para trabalhar.
Segundo a Secretaria Municipal da Pesca, a dragagem deverá trazer mais espécies de peixes para a localidade. Além de facilitar a entrada e saída das embarcações dos pescadores, que vivem da atividade de captura de peixes e camarões. A dragagem do rio será de responsabilidade da prefeitura de Laguna, sendo que a Secretaria da Agricultura cederá o maquinário e os operadores.
Também estiveram presentes no evento o sargento Adilson, da Capitania dos Portos; o major Jeffer F. Fernandes, da Polícia Ambiental; o secretário da SDR, Robson Caporal; os secretários municipais; o assessor Carlos Zamparetli, representando o deputado estadual José Ney Ascari; o deputado estadual, Altair Guidi e os demais vereadores: Antônio Silva Bombeiro, Kleber Lopes, Dudu Carneiro, Hirã Floriano, Rodrigo Moraes e Vilson Elias.
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna