A Prefeitura de Capivari de Baixo, através da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Núcleo de Apoio à Família – Nasf realiza trabalho de reabilitação em pacientes com sequelas de Ataque Vascular Cerebral – AVC. Uma fonoaudióloga trabalha o controle da fala e outras sequelas deixadas pelo AVC e os pacientes também realizam fisioterapia, orientados por um profissional. "Além do processo de reabilitação é fundamental a vivência social e a troca de experiências entre os pacientes", diz o coordenador do Nasf, João Luiz Martins.
O prefeito Moacir Rabelo lembra o estudo publicado recentemente pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação que revelou que apenas uma em cada dez vítimas de lesão na medula ou de AVC passa por tratamento de reabilitação na fase aguda, período compreendido pelos 60 dias após o incidente. "Sem este atendimento, o risco de sequelas definitivas é ainda maior. E mesmo quem pode se recuperar acaba passando mais tempo em reabilitação na fase crônica, depois que o quadro clínico estabilizou. Isto mostra o quanto é importante o serviço que é oferecido em Capivari", destaca o prefeito.
O coordenador do Nasf chama a atenção dos familiares de vítimas de AVC para que procurem o serviço imediatamente ao acometimento de AVC, mesmo que no primeiro contato aconteçam apenas orientações.
O grupo de pacientes se reúne nas segundas-feiras, no Nasf.
—
Secretaria de Comunicação Social – Secom