Através do Centro de Controle de Zoonoses a prefeitura de Tubarão vai realizar no dia 28 de abril um mutirão de castração para cães e gatos de famílias de baixa renda. Serão disponibilizadas cirurgias para 100 animais. O período de inscrição inicia na próxima terça-feira (22).

A ação ocorre em parceria com duas veterinárias de Florianópolis. O projeto investe em ações que contribuem para a diminuição da superpopulação de cães e gatos e foi dimensionado para cidades de Santa Catarina. A iniciativa é autorizado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e tem como objetivo castrar 100 animais por dia. "Como essa é uma técnica menos invasiva, os animais terão uma rápida recuperação", disse o diretor de Vigilância em Saúde Lucas Zomer Felisbino.

As cirurgias serão executadas pelas médicas veterinárias Kátia Chubaci e Marina Moneta Dante, de Florianópolis. As profissionais já atuaram em mutirões semelhantes em Imbituba e Criciúma. A técnica utilizada é chamada de gancho e faz uma incisão de aproximadamente um centímetro.

Quem tiver interesse em castrar o seu animal, deve se inscrever no período entre 22 e 25 de abril, na Fundação Municipal de Saúde, localizada na rua Pedro Gomes de Carvalho, n° 531, 2° piso, bairro Oficinas, das 13h às 19h. Para participar o responsável deve apresentar documentos que comprovem tal rendimento: Cartão Bolsa Família, registro no Cadastro Único da Assistência Social ou deve ser membro de família de baixa renda (com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos) e ainda comprovante residência.

Como a técnica utilizada por essas profissionais não é tão invasiva como as tradicionais, realizadas no Centro de Zoonoses, esse evento deve funcionar também como um curso para as duas médicas veterinárias que atuam no município. "Esse novo método será aprendido pelos nossos profissionais para que mais castrações sejam realizadas no Centro", acrescenta o diretor-presidente da fundação Municipal de Saúde, Marco Antônio Santos.

 

Decom – PMT