Os professores que ministram as aulas das oficinas de artes, escolinha de iniciação esportiva e do Programa Atleta do Futuro (PAF) Olímpico foram apresentados à comunidade na tarde desta terça-feira (29). A atividade ocorreu no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (Acit).
Os cerca de 40 professores, 15 para as oficinas de artes e 25 para as ações esportivas foram contratos por meio de processo seletivo da Fundação Municipal de Cultura e Esporte no início deste ano. O objetivo é oferecer atividades gratuitas que incentivem às artes e à prática de esportes nos bairros e comunidades da cidade.
As oficinas de arte são oferecidas nas modalidades de violão, artesanato, pintura em tela, teatro, canto, desenho e sopro. Cerca de 800 participantes são beneficiados com estas oficinas, desde crianças à terceira idade. As atividades são realizadas nas comunidades da Guarda, Passagem, Recife, KM 60, Sertão dos Corrêas, Andrino, Recife e Santo Antônio de Pádua, além do Centro, no Museu Willy Zumblick e antiga rodoviária.
Para a coordenadora de Ações Culturais, Lilian Guedes, os professores que atuam nas oficinas e também nas atividades esportivas são muito qualificados. "São ótimos profissionais e isso agrega muito valor às aulas e isso faz com que as comunidades sejam muito bem atendidas. Tem sido muito gratificante estar a frente deste processo de levar à cultura para um grande grupo de pessoas das mais variadas idades", afirma Lilian.
Já nas escolinhas de iniciação esportiva são atendidas em torno de 700 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos. Os jovens aprendem e praticam esportes como futebol, futsal, vôlei, basquete, judô, caratê e handebol nas seguintes comunidades: Sertão dos Corrêas, Bom Pastor, Recife, Humaitá, Morro da Caixa, Morrotes, Dehon, Oficinas, Caruru, Vila Esperança, Humaitá de Cima, Centro e Madre. "Oferecer atividades de arte, cultura e esportes é investir nos seres humanos e em um futuro diferenciado. Os resultados positivos podem ser observados já em curto prazo", observa o coordenador de Ações Esportivas, Antônio de Lara.
Além das escolinhas, a Fundação também oferece atividades esportivas por meio do Programa Atleta do Futuro (PAF). Este é um projeto do Sesi, com o apoio do Ministério dos Esportes e realizado em parceria com a prefeitura. O objetivo é fomentar a prática de sete modalidades Olímpicas: badminton, tênis de campo, rúgbi, hóquei na grama, basquete, vôlei e atletismo. O PAF é voltado para crianças de 6 a 17 anos, que estejam frequentando a escola. As atividades são realizadas em núcleos espalhados pela cidade: Combemtu, no São Martinho/São Bernardo, Alda Hülse/Henrique Fontes e Célia Coelho Cruz.
"A intenção é oferecer ações para os moradores de Tubarão em suas próprias comunidades. É uma forma de fomentar a cultura e o esporte e é uma possibilidade de desenvolvimento de novos talentos nestas duas áreas", afirma o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura e Esporte, José Acco Júnior.
O prefeito Olavio Falchetti agradeceu o empenho dos profissionais e pediu que eles se mantenham comprometidos com os alunos. "Uma criança, um jovem que se envolve com o esporte, com a arte, é menos um ir para o caminho das drogas. Peço que os profissionais sigam comprometidos com as atividades e com os alunos", ressalta o prefeito.
Os interessados em participar das atividades, sejam elas de cultura ou de esporte, podem entrar em contato com a Fundação, no telefone 3621-9083 para as oficinas e 3626-8386 para as escolinhas de iniciação esportiva e para o PAF.