Este ano, as músicas tradicionais do cantor Gaúcho da Fronteira irão animar a tarde em comemoração ao Dia das Mães. O evento promovido pelo governo municipal acontecerá no dia 7 de maio, às 14h, no Centro Cultural Santo Antônio dos Anjos.
A festa será gratuita para todas as mulheres que participam dos grupos organizados cadastrados na Fundação Irmã Vera.
Durante a tarde desta terça-feira (29), as coordenadoras dos grupos organizados participaram de uma atividade recreativa e receberam as senhas para serem entregues às mulheres que participarão da festa.
Gaúcho da Fronteira
Gaúcho da Fronteira, nome artístico de Heber Artigas Armua Fróis, é um cantor e músico naturalizado brasileiro. Nascido no Uruguai, é um dos mais conhecidos intérpretes de música regional gaúcha.
Cresceu em Santana do Livramento – RS onde começou a tocar violão, acordeão e bandoneón na infância. Em 1968 entrou no grupo Os Vaqueanos, com quem gravou alguns discos. Em 1975 gravou o primeiro LP solo, Gaúcho da Fronteira, e firmou-se como um representante da tradicional música dos pampas.3
Nos anos 80, sua popularidade estendeu-se pelo Brasil todo, com suas canções bem-humoradas e dançantes. Na década de 1990 voltou-se para outras manifestações musicais tradicionais brasileiras, lançando em 1999 o CD Forronerão, ao lado do grupo Brasas do Forró, unindo o folclore brasileiro de um extremo a outro do país. Deste disco emplacaram os sucessos "Forronerão", mistura de forró e vanerão, e "Vanerão Sambado" que, como o nome sugere, mistura vanerão com samba. O maior sucesso de sua carreira foi Nhecovari Nhecofum.3
Outra grande canção de sucesso foi Herdeiro da Pampa Pobre, parceria com Vainê Darde, que foi regravada pelo grupo gaúcho de rock Engenheiros do Hawaii em 1991.
Já gravou 21 álbuns e 3 coletâneas.
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna