O auxiliar contábil Rafael Barreto Honório comprou um aparelho celular no dia 16 de março passado em um supermercado de Tubarão, mas depois de um dia de uso percebeu que o equipamento era defeituoso. Procurou a empresa dona da marca do celular e através do serviço de atendimento ao consumidor enviou o aparelho à assistência técnica da própria empresa, que deveria ter devolvido o celular em 30 dias. O prazo não foi cumprido e pra piorar o equipamento voltou com o mesmo defeito. Rafael, que mora em Capivari de Baixo ficou sabendo que o Procon municipal abriria dia 23 de maio e esperou uma semana ansioso até buscar uma solução definitiva para seu problema. Hoje (26) de manhã, Rafael foi a primeira pessoa a chegar ao balcão do Procon para ser atendido. Com a intervenção e orientação de Marcelo Borges, um dos funcionários do recém-criado departamento do Procon, a empresa foi contatada e avisada de que teria que devolver o dinheiro pago ou providenciar outro aparelho, novo. Rafael optou por receber um novo aparelho que, com acordo registrado, deverá chegar até ele em no máximo 15 dias úteis. "Se a empresa cumprir o que foi firmado, o problema estará resolvido, mas nem sempre o resultado é assim", comemora e alerta Marcelo.

Os outros quatro atendimentos feitos no primeiro dia – dois relacionados à telefonia, um a banco e o quinto não finalizado por problemas na rede – não tiveram o mesmo final feliz, mas os encaminhamentos foram dados e se houver o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, também serão solucionados em poucos dias. "É por isso que o Procon tem uma importância fundamental para a população. Muita gente pode até achar não ter a dimensão, mas considero um importantíssimo mecanismo de cidadania e que, tenho certeza, será de grande valia para toda a população capivariense", diz o prefeito Moacir Rabelo.

O Departamento foi inaugurado na última sexta-feira à noite e funciona na sede da rodoviária do município, na Avenida Salvador Joaquim, 225, Bairro Alvorada. O funcionamento ao público é das 7h30min às 12h30min, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Nos outros dias o serviço será interno, portanto fechado ao público. O atendimento também pode ser feito pelo telefone 3623-4002 e pelo procon@capivaridebaixo.sc.gov.br.

 

Escola itinerante ficará por mais tempo em Capivari

A inauguração do Procon em Capivari de Baixo teve um destaque importante, que foi a presença da Escola Estadual de Defesa do Consumidor – EEDC, escola itinerante equipada sobre uma carreta, que percorre todo o Estado levando informação e conhecimento sobre os direitos e deveres do consumidor. O veículo está estacionado a poucos metros do Procon municipal, onde ficaria até dia 29. Entretanto, após as solicitações do município á diretora estadual do Procon, Elizabete Baesso, a diretora decidiu estender o período de permanência até dia 7 de junho. "Ficamos muito felizes com isso, pois isso nos dá um tempo maior para trazer estudantes e até mesmo para a população conhecer a escola e tirar proveito do que ela tem a nos oferecer", diz a coordenadora do Procon municipal, Roberta Gonçalves.

A escola itinerante, por meio de cursos presenciais com conteúdo elaborado por pedagogos e especialistas, disponibiliza diversas ferramentas, como vídeos, publicações, materiais lúdicos e oficinas temáticas.

 


Secretaria de Comunicação Social – Secom