A aula dessa vez não foi com os alunos, nem na sala de aula. As mães foram para a cozinha aprender a preparar deliciosos sucos, bolos, cremes e até refrigerante. Tudo natural, através do projeto Cozinha Alternativa, desenvolvido pela Escola de Educação Básica Iracy Virgínia Rodrigues, na localidade de Barranceira, coordenado pelo técnico em educação, Elias Matias, com auxílio da nutricionista da Secretaria de Educação, Marise Baptista.
No salão paroquial do bairro, grupos foram divididos com receitas para preparar. A equipe da mãe Rafaela Elíbio de Lima aprontou um bolo de casca de banana. "Muito fácil e prático", contou.
As receitas foram preparadas com alimentos reutilizados na cozinha. Outra dica da nutricionista, Marise são os sucos de frutas com vitaminas C e A. Ótimo para dias frios e prevenção de gripe.
O professor Elias, juntamente, com os alunos confeccionaram livros de receitas para as mães. A ideia foi motivá-las para servir refeições aos filhos.
Uma mesa com os alimentos naturais foi montada ao final da tarde de culinária. Antes, elas ouviram as informações nutricionais com a profissional Marise. "Frutas e verduras são alimentos anticancerígenos, antioxidantes e anti-inflamatórios e devem ser consumidos diariamente", disse.
Limagibre
As crianças adoram um refrigerante, porém, os especialistas alertam sobre os perigos do consumo. Numa alternativa, o projeto ensinou uma receita milenar alemã com gengibre, que substituiu o refrigerante. Os alunos apelidaram de Limagibre, criaram os rótulos e ajudaram no preparo.
"Fica 10 dias guardado em local seco. As bolinhas de gás, tanto adorado pelas crianças, surge com o armazenamento. Sai mais barato que comprar um refrigerante", explica o professor.
Nos próximos meses, atividades na sala de aula serão desenvolvidas sobre as receitas preparadas pelas mães através do projeto Cozinha Alternativa. Uma forma encontrada para incentivar a boa alimentação.
Receitas:
Refrigerante caseiro
100 gramas de gengibre
Água
Suco de limão
1 quilo de açúcar
Modo de preparo:
Ferva 100 gramas de gengibre picado em 1 litro de água por 15 minutos. Em um recipiente grande, misture o suco de limão com o açúcar (200ml de suco e um 1 quilo de açúcar), misture também o gengibre com a fervura ainda quente.
Mexer até dissolver todo o açúcar. Completar com mais 9 litros de água. Tampe e deixe repousar por 24 horas. Passadas as 24 horas peneire e engarrafe em garrafas PET. Deixar uns 3 dedos livres para a fermentação. Guardar em local seco e fresco por 10 dias. (Antes de servir por na geladeira).
Suflê de Legumes
Cenouras – brócolis – vagem – repolho – água – espinafre – couve em folha e couve-flor
Modo de Preparo
Cozinhar duas cenouras em cubos, brócolis, vagem, repolho em tiras (jogar água fervendo), espinafre, couve em folha (jogar esfriar bem)
Bater 5 gemas no liquidificador, meio pacote de queijo ralado.
½ xícara de óleo, duas xícaras de leite frio, duas xícaras de trigo, uma colher de fermento.
Bater 5 claras em neve.
Jogar o creme do liquidificador em cima dos legumes numa bacia, mexer bem. Misturar as claras sem mexer muito. Untar a forma com óleo e colocar o suflê. Assar.
Caldo de aipim e abóbora
250 gramas de aipim cozido, 250 gramas de abóbora cozida.
Modo de preparo: Cozinhar os legumes com temperos, alho, cebola de cabeça e cheiro verde. Depois de cozidos bater no liquidificador, colocar em uma panela e levar ao fogo, engrossando com farinha de trigo. No final, acrescentar uma caixinha de creme de leite. Se preferir, para acompanhar pode ser carne moída, frango desfiado ou carne de soja.
Bolo de maçã integral
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de açúcar
½ xícara de óleo
4 ovos
1 colher de fermento em pó
4 maças pequenas picadas
canela em pó.
Modo de preparo:
Bater tudo e assar.
(Fotos: Marco Bocão)
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna