A destinação de resíduos da construção civil foi discutida em uma reunião realizada nesta sexta-feira (11), na Associação Empresarial de Tubarão (Acit). O encontro contou com a presença do Sindicato das Empresas da Construção Civil (Sinduscon), do delegado de Delitos de Trânsito e Crimes Ambientais André Luis da Silveira, além de construtores e representantes da prefeitura.
O objetivo da reunião foi mostrar aos empresários a possibilidade de destinação de parte dos resíduos inertes às obras de aterro em trechos que serão abertos em diversas ruas do município. A obra de liberação de um trecho da avenida Pedro Zapellini é um exemplo de reutilização de resíduos promovido pela prefeitura. No local estão sendo depositados os materiais proveniente da demolição do ginásio Otto Feuerschuette. Para utilizar a área, o município fez o licenciamento ambiental.
Durante a reunião a prefeitura apresentou uma proposta de parceria com as construtoras para a aquisição de resíduos. As construtoras interessadas em realizar a parceria, deverão realizar um cadastro na Fundação de Meio Ambiente. Os resíduos serão separados pela própria empresa e descarregados em um terreno licenciado ambientalmente. O terreno deverá contar com vigilância e horários para o descarregamento. Os materiais provenientes das construtoras deverão seguir exigências estabelecidas de acordo com a demanda da prefeitura.
Esta proposta ainda passará por análise da prefeitura por meio da Fundação de Meio Ambiente juntamente com a secretaria de Infraestrutura. "Resolvemos estender a utilização da área para que as construtoras e empresas que estejam fazendo reformas, destinem, de forma correta este material. Temos uma equipe de fiscalização que tratará de todo este projeto", afirma o prefeito Olavio Falchetti. A reutilização do material proveniente da construção civil reduz o valor investido pelo município no aterro.
Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT