Discutir com a população, entidades de classe e vereadores sugestões para a criação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Foi com este objetivo que a prefeitura de Tubarão, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente apresentou em audiência pública, nesta quarta-feira (6), o diagnóstico para a criação do Plano.
Novas sugestões foram incluídas e o diagnóstico aprovado. Posteriormente novas reuniões com o comitê técnico e com o grupo de sustentação serão realizadas para elaboração da proposta do plano. De acordo com o diretor-presidente da fundação municipal do Meio Ambiente Guilherme Bressan, em um período máximo de 50 dias uma nova audiência pública será realizada para aprovação do plano e cumprimento da legislação."Não podemos pensar em Tubarão isoladamente, embora a cidade seja a maior gerada de resíduos da Amurel em função da sua população, temos que fazer um trabalho em conjunto para que toda região siga com o mesmo rumo e que dê a solução adequada ao longo dos anos de forma unida, para ganharmos qualidade de vida e gere renda à população", destaca o secretário.
O plano de gerenciamento foi desenvolvido para contribuir com a condução da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010), promovido pela secretaria estadual de Desenvolvimento Sustentável, através da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), e da empresa SC Engenharia e Geotecnologia. Estes realizam a medição e orientação para a elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município.
Fonte: Priscila Ladislau/Decom/PMT