Uma equipe técnica da Secretaria de Planejamento realizou nesta segunda-feira (08) a primeira medição da obra de drenagem e pavimentação asfáltica da avenida João Marronzinho. Segundo a arquiteta e uma das responsáveis pela obra, Claudione Medeiros, essa vistoria técnica é realizada para conferir que está sendo realizada conforme o projeto. "As visitas são feitas diariamente, mas quando é vistoria técnica tem que ser feita uma vez ao mês", explica.
A obra começou há aproximadamente quarenta dias e está na etapa de instalação das tubulações de drenagem pluvial. Nesta fase os tubos estão sendo colocados na lateral da pista (lado direito sentido praias). Claudione adianta que em outra fase da obra a tubulação será instalada na parte central da pista e também na lateral esquerda.
"Durante esses próximos meses o trabalho será todo voltado para a drenagem, que é mais demorado. A última etapa da obra é a realização do asfalto", disse a secretária de planejamento, Grazielle Citônio. A empresa responsável pela execução da pavimentação asfáltica é a Setep Construções SA, vencedora da licitação.
"Essa obra é um dos nossos compromissos nesta gestão. Laguna terá uma nova cara, pois essa obra será o cartão postal da cidade", salienta o prefeito Everaldo dos Santos.
A via possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul de Laguna, principalmente à Praia do Mar Grosso. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional e pode ser utilizada como alternativa de acesso ao centro da cidade e BR-101.
A obra tem apoio do governo do estado e está avaliada em aproximadamente R$13 milhões. Os recursos são do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, através do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul).
Detalhes do projeto:
A avenida terá pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,50 metros de largura e acostamento com 1,50 metros, tendo canteiro central medindo dois metros.
O lado esquerdo da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,50 metros. Já o lado direito, terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,50 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro.
Atualmente a avenida possui problemas porque a estrada está com adensamento e a drenagem é insuficiente, não tendo saída de águas adequada.
A drenagem proposta será feita com caixas coletora bocas de lobo para o desague das águas pluviais da pista. Estas caixas irão desaguar em uma galeria, em ambos os lados, que estão projetadas às margens da via.
O projeto prevê ainda rampas de acessibilidade e sinalização vertical e horizontal.
Empresa responsável pelo projeto: Prosul. Contratada pelo Departamento Estadual de Infraestrutura – Deinfra.
—
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna