Com o objetivo de oportunizar que as pessoas façam avaliação dos atendimentos prestados na Secretaria Municipal de Saúde, Unidade Sanitária Central de Saúde Noemy Pereira Sombrio e todas as Unidades de Saúdes, foram instaladas várias caixas coletoras de opiniões.
Garantir atendimento de qualidade à população é o maior desafio do Sistema Único de Saúde e também de municípios como São Ludgero. Para a Secretária Municipal de Saúde, Nilva Schlickmann Pickler, a participação do cidadão na avaliação dos serviços auxiliará em muito as ações futuras da pasta, conselho e equipe em geral. "Saber qual o grau de satisfação dos usuários é extremamente importante. Esta é mais uma forma para que exista a participação da comunidade na gestão, além das conferências de saúde e conselhos de saúde", relata. Ela completa dizendo que dificuldades, falhas e problemas poderão ser identificados. Mas, alerta que os elogios irão apontar que determinadas ações estão atendendo as expectativas da população e que sugestões também serão bem vindas. "Será mais uma ferramenta para aproximar o cidadão da gestão pública", observa a Secretária.
A Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica em São Ludgero, Maria Madalena Beltrame, explica que a implantação acontece através do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e no caso do município, foi elaborada três planilhas de pesquisa diante dos serviços diferenciados. Os dados após coleta serão analisados pelas equipes de saúde e, posteriormente, levados ao conhecimento do Conselho Municipal de Saúde e publicado no site oficial do Município.

Bertoldo Kirchner Weber/Assessoria de Comunicação Município de São Ludgero