Segurança para os alunos da EEB São Ludgero. Este foi o assunto principal debatido em uma reunião realizada na segunda-feira, 22 de setembro, entre o prefeito Volnei Weber, o vice Ibaneis Lembeck, representantes da empresa Geovias Engenharia responsável pela elaboração do projeto da segunda ponte, membros da Direção e também da APP da EEB São Ludgero, bem como o Comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar Tenente-Coronel, Jorge Luiz da Silva, e o comandante do Destacamento da Polícia Militar local, 3º Sargento Edson Anfilóquio.
A reunião iniciou com o prefeito Volnei Weber fazendo uma explanação geral sobre a construção da segunda ponte e os motivos que justificam a obra futuramente ser realizada entre o prédio da Prefeitura e a extrema territorial com a EEB São Ludgero. Em seguida o prefeito passou a palavra para os representantes da empresa Geovias Engenharia para realizar apresentação detalhada do projeto, inclusive, os itens de segurança propostos. Comentários e questionamentos foram feitos pelos representantes da APP e Direção da EEB São Ludgero, bem como colocada as preocupações em relação aos acessórios de segurança que entendem serem importantes com a execução da futura obra no local. O Comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar, Tenente-Coronel Jorge Luiz da Silva, deu seu parecer técnico favorável em relação ao projeto e local da segunda ponte, alertando para que sejam inclusos acessórios e os itens de segurança propostos pela Direção e membros da APP da escola estadual.
Ao final da reunião houve concordância do prefeito Volnei Weber para que alterações sejam feitas no projeto no que se refere a segurança dos alunos, incluindo um muro de resistência a impacto e um muro patrimonial. Ficou acordado entre todos que os membros da APP e Direção da EEB São Ludgero tem o prazo até sexta-feira, 26 de setembro, ao meio dia, para apresentarem mais alguma sugestão em relação a itens de segurança para o projeto da segunda ponte, além do já proposto em reunião. A empresa Geovias se comprometeu em fazer todas as alterações apresentadas.
A Diretora da EEB São Ludgero, Angelina Walter Sizenando Veronez, e o presidente da APP, Emerson Boger, ao falarem sobre a reunião fizeram a observação de que a vontade e luta dos representantes da instituição de ensino é que a segunda ponte fosse construída em outro local, mas diante do fato de que isso não seja possível, resta a eles garantir o máximo possível de segurança para os alunos. "Aceitamos, mas continuamos não concordando. É preciso que fique registrado na história os representantes públicos que aceitaram o projeto no local. Entendemos que a ponte poderia ser feita no mesmo local da ponte pênsil do Samae aonde não possui escola perto", ressalta a Diretora Geral, Angelina Walter Sizenando Veronez.
O prefeito Volnei Weber disse que com a realização da reunião e o parecer favorável do Comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar cumpre-se o que foi proposto pelo Ministério Público na presença dos representantes da APP e Direção da Escola. "Reforço o que já disse várias vezes, ou seja, que não será utilizado nenhum centímetro de área territorial da escola, que o projeto da segunda ponte está sendo construído com todos os itens possíveis de segurança e que riscos existem em todos os lugares e que ninguém está totalmente seguro, inclusive, dentro de suas casas", declarou. Ele completa esclarecendo de que o projeto da segunda ponte é com o propósito de desafogar o trânsito interno da cidade. Sobre construir a mesma na ponte pênsil do Samae ele diz que já existe um projeto em andamento para a construção da sede própria do ESF Margem Esquerda e também da sede própria do CRAS. "Mesmo assim não seria o melhor local", adverte. Volnei faz a observação que em relação a ideia de construir no meio do pátio da Prefeitura, a obra acabaria com o espaço destinado para manobra e estacionamento dos veículos da frota municipal, bem como a construção futura de uma garagem coberta. "A frota municipal é grande e precisa de muito espaço para realizar as manobras e também estacionamento", resume Volnei.
Crédito de Fotos: Bertoldo kirchner Weber/Assessoria de Comunicação Município de São Ludgero
A
Bertoldo Kirchner Weber – Assessor de Comunicação PMSL