Gestantes da comunidade de Ilhotinha, em Capivari de Baixo, se reuniram mais uma vez hoje (30), na unidade básica de saúde da localidade, para fazer uma série de procedimentos de acompanhamento e avaliação do período pré-natal. O encontro acontece uma vez por mês durante os nove meses de gestação e reúne em média 30 mulheres. Neste dia, as gestantes são pesadas e medidas e também é feita ausculta do batimento cardio fetal- BCF.
Nos encontros ao longo do período pré-natal as mulheres recebem todo o acompanhamento de uma médica, um dentista e de profissionais de saúde que atuam na unidade de saúde local. Partos de risco, de mulheres abaixo de 18 anos de idade ou acima de 40, além de hipertensas e diabéticas merecem cuidados e atenção especiais. Nestes casos elas são encaminhadas diretamente para um ginecologista.
As gestantes também saem do posto de saúde com as autorizações para os exames laboratoriais necessários em mãos, além de três autorizações para exame de ultrassonografia durante a gestação inteira.
Um material audiovisual é apresentado às gestantes a cada encontro, que mostra as fases de desenvolvimento do feto e os mais variados cuidados que a mãe precisa ter para que a gravidez e o parto aconteçam dentro da normalidade e segurança. Um bom e saudável café da manhã também é servido às futuras mães nos encontros mensais. "O município está proporcionando um tratamento à altura da importância que as mães merecem. É um momento especial não só na vida da gestante, mas de toda a família, por isso estamos tudo o que está ao nosso alcance para que mães e crianças tenham um tratamento com dignidade e dentro dos padrões de saúde preventiva", destaca o prefeito Moacir Rabelo.
Todas as micro-áreas do município mantêm um grupo de gestantes com o mesmo tipo de atendimento.


Departamento de Comunicação