No dia 10 de outubro serão abertas as propostas das empresas interessadas em realizar a obra de dragagem do Rio Carniça, na localidade de Campos Verdes, região da ilha. O governo municipal é responsável por coordenar a execução da obra, após firmar um termo de cessão de uso e termo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca.
O governo estadual cedeu uma draga, um barco de madeira, um conjunto de bombas de dragagem, retroescavadeira e um veículo para a obra. Os recursos foram destinados através de emenda parlamentar.
Segundo o secretário de Agricultura e Pesca do município, José Carlos Mendes, o desenvolvimento sócio-econômico da região de Campos Verdes vai melhorar de forma significativa. "Hoje a embarcação não entra. É uma dificuldade enfrentada pelos nossos pescadores. A dragagem vai possibilitar uma maior entrada de peixes e enriquecer a pesca do município".
Reivindicação antiga
De acordo com a presidente da União Das Associações de Pescadores da Ilha (Uapi), Maria Aparecida, a luta da comunidade acontece desde o ano de 2008. "Hoje é a realização de um sonho. É a conquista da luta de um povo que mostrou a união necessária para garantir a dragagem de nosso rio", afirma.
A obra
O desassoreamento será realizado num trecho de 1,5 quilômetros com 20 metros de largura. Há locais que o volume de água não ultrapassa meio metro, prejudicando o tráfego de embarcações e pescadores que utilizam o rio para trabalhar. O rio liga a comunidade de Campos Verdes à lagoa Santo Antonio dos Anjos.
Segundo a Secretaria Municipal da Pesca, a dragagem deverá trazer mais espécies de peixes para a localidade. Além de facilitar a entrada e saída das embarcações dos pescadores, que vivem da atividade de captura de peixes e camarões.
Secretaria de Comunicação Social do Governo Municipal de Laguna