Com a parceira da empresa Viés Cultural de Imbituba a prefeitura de Jaguaruna, através da secretaria de educação e cultura, iniciou essa semana os estudos para revitalizar o Museu de Jaguaruna. "É preciso vai fazer um diagnóstico do Museu para depois buscar os recursos necessários para revitalizar. Precisamos valorizar a nossa cultura", declara o secretário Vanderlei Mergínio dos Santos.
Segundo o historiador Maurício da Silva Selau, responsável pela Viés Cultural através da lei do plano museológico é possível fazer um diagnóstico dos problemas e das potencialidades do museu. "Nós fomos contratados para fazer esse levantamento e é através deste dignóstico, desta análise que faremos vamos verificar as necessidades e auxiliar na busca dos recursos para a revitalização", afirma. Acompanharam na primeira visita os museólogos Marco Antônio e João Paulo Corrêa.
A expectativa é que em 30 dias o diagnósttico fique pronto e a revitalização pode encerrar no fim de janeiro do ano que vem. Desde 1997 que o Museu de Jaguaruna não recebe uma reforma ou apenas uma pintura, diariamente escolas levam alunos para conhecer o museu. "É uma necessidade, começamos as conversas no ano passado e infelizmente se não fizermos esse investimento não tem sentido o museu ficar aberto", ressalta Vanderlei.
Curso
Nos dias 09 e 10 deste mês, o secretário de educação e cultura, Vanderlei Mergínio dos Santos, a diretora de ensino Maria Umbelina, a coordenadora de sistemas Edna Fréccia e a coordenadora da educação infantil, Natália da C.B. Machado, participaram do Ciclo de Seminário de Dirigentes Municipais em Floriánopolis. O objetivo desses encontros é cada vez mais aprimorar a melhoria e qualidade da Educação no município de Jaguaruna.
Eduardo Zabot – Ascom PMJ