Os resultados da Prova Brasil, aplicada em novembro de 2007, encontram-se disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado, referente ao desempenho de cada município e de cada escola, é oferecido em sistema de consulta pela internet e enviado às redes e escolas participantes com material explicativo que auxilia a compreensão e análise dos dados.
Nos resultados constam as médias de cada escola; os números de participação; indicadores de rendimento escolar; médias de hora/aula diária; informações sobre a qualificação dos docentes; e porcentual de alunos com distorção idade/série.
Os municípios e/ou instituições escolares que se interessarem em conhecer o desempenho obtido na prova poderão acessar o sistema de consulta e obter à lista completa de escolas, por unidade da Federação e município.
Prova Brasil
O exame é desenvolvido pelo Inep em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. São provas que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
O exame é desenvolvido pelo Inep em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. São provas que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
A Prova Brasil é destinada a alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental ou 5º e 9º ano (para escolas que já aderiram ao ensino fundamental de 9 anos) da rede pública e urbana de ensino.
Os resultados da Prova Brasil, juntamente às taxas de aprovação, constituem a base para estabelecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada município e escola. É a partir destes dados que são estipuladas metas de qualidade para a educação básica do município.
Essas informações também servem como subsídios para as secretarias municipais de educação e o Ministério da Educação (MEC) elaborarem políticas de reforço e estímulo à aprendizagem, aprimoramento da qualidade do ensino e redução das desigualdades; além de direcionar recursos técnicos e financeiros para as áreas e instituições escolares identificadas como prioritárias.
Fonte: Agência CNM