Foi apresentado na quarta-feira, 20, em Brasília, o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II), de formação continuada de professores dos anos finais do ensino fundamental. Cerca de 300 dirigentes estaduais e municipais estiveram presentes ao seminário de lançamento e receberam a ficha de adesão junto com o kit do programa.

Antes, o Gestar era dirigido às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mas a partir de agora a adesão pode ser feita por todas as redes de ensino do país. Aqueles que desejam participar, têm até o dia 15 de setembro para enviar ao Ministério da Educação o pedido de adesão.

No Tocantins, o Gestar está implantado desde abril de 2007. Para a coordenadora de Currículo e Formação de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Estadual do Tocantins, Mônica Rocha, o programa melhora as práticas pedagógicas dos professores, fazendo com que eles se sintam valorizados. “O professor de português e matemática se sente reconhecido quando percebe que, com a ajuda do programa, seus alunos ficam mais interessados nas aulas e acabam melhorando seu desempenho”, conta.

Para Mônica, o programa também é inovador porque faz com que o professor de matemática trabalhe com produção de texto. “Os alunos escrevem diariamente sobre o que aprenderam na aula de matemática”, relata. Com isso, “o Gestar quebra a resistência do professor de matemática em trabalhar com textos e mostra que pode haver interdisciplinariedade”.

Fonte: Ministério da Educação