Prefeitos já podem consultar o resultado final do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativo a 2007. Os dados preliminares que haviam sido publicados em junho foram alterados pelos gestores que informaram ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) imprecisões nas informações que servem de base para o cálculo do Índice.
O Ideb resulta da combinação dos seguintes componentes: taxa de aprovação e médias de desempenho da Prova Brasil e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2007 foi calculado para 49.718 escolas de 5.553 municípios.
De acordo com o MEC, houve alteração em apenas 0,3% dos municípios em relação às notas das escolas de séries iniciais do ensino fundamental. Nos anos finais, 0,4% dos municípios tiveram suas notas modificadas. As correções nos dados das escolas e municípios não alteraram a média nacional do Ideb, que é 4,2 para a 4ª série do ensino fundamental e 3,8 para a 8ª série.
Os resultados do Ideb permitem que os municípios acompanhem o processo de melhoria da qualidade de ensino e orientam o MEC na distribuição de verbas para a educação e no direcionamento de políticas públicas educacionais nacionais como, por exemplo, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Confira os municípios que tiveram alteração no Ideb: