De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), das 6.128 escolas dos municípios que aderiram ao Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), cerca de 650 já receberam os equipamentos que compõem os telecentros.

Após a entrega, os equipamentos distribuídos serão instalados e configurados pelas empresas fornecedoras em, no máximo, 30 dias.

Os municípios devem estar cientes que na entrega dos laboratórios a escola ficará com a segunda via da nota fiscal dos equipamentos e, no ato da instalação, um responsável da instituição deverá verificar se as máquinas e a impressora funcionam corretamente. Caso não haja nenhum problema, é assinado o Termo de Aceitação, que fica em poder da empresa responsável pela prestação do serviço.

O programa fornece computadores, com recursos digitais e conteúdos educacionais, além de oferecer capacitação a professores. Para participar, estados e municípios devem contemplar o uso das tecnologias de informação e comunicação nos projetos político-pedagógicos das escolas beneficiadas, garantir a infra-estrutura adequada ao pleno funcionamento do programa, oferecer suporte técnico e manutenção dos equipamentos e também capacitar os educadores no uso dos equipamentos e tecnologias.

O ProInfo reforça o projeto de melhoria do ensino proposto pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), por meio da inclusão digital.

Adesão
A adesão ao Proinfo é feita pela página da Secretária de Educação à Distância, no portal do MEC, no qual é feito o download do Termo de Adesão, que deve ser enviado à coordenadoria do programa no estado, juntamente com a documentação do prefeito: CPF, RG, comprovante de residência e termo de posse ou diploma.

Após a adesão ao sistema do ProInfo, o prefeito faz seu cadastro e seleciona as escolas que receberão os laboratórios. A seleção é feita baseada em dados do censo, que informam se a escola é de ensino fundamental com mais de 50 ou 100 alunos, se possui energia elétrica e laboratório de informática. Há diferenciações entre os critérios para as escolas da área urbana e rural.

Fonte: Agência CNM