05 de setembro de 2008

Com calendário unificado, dia 10 de fevereiro, as 1323 escolas da rede púbica estadual iniciam o ano letivo de 2009. Nesta data, os cerca de 830 mil estudantes serão recebidos pela direção e professores que já estarão nas unidades de ensino desde o dia 04, período destinado ao estudo e planejamento das atividades pedagógicas.

A Secretaria de Estado da Educação já está desenvolvendo ações para garantir o reinício das aulas com todo o sistema organizado e a formação dos quadros de pessoal com maior número de professores efetivos, além da contratação dos admitidos em caráter temporário, prevista para o início de fevereiro. “Apesar de termos em 2009 mais feriados em dias letivos que neste ano, o encerramento das aulas será dia 18 de dezembro, com duas semanas de recesso em julho, completando assim os 200 dias determinados pela legislação” explica o secretário Paulo Bauer.

A parada do meio do ano é tradicionalmente de uma semana, mas a unificação do calendário escolar e o início das aulas na primeira quinzena de fevereiro permitirão um recesso maior em julho. O prolongamento se deve, em parte, porque em cerca de 70% das regiões catarinenses o inverno é mais rigoroso e isso prejudica os alunos que ficam trancados em salas de aula e mais exposto ao vírus da gripe e outros tipos de viroses. Segundo os diretores de escola, neste período os estudantes acabavam adoecendo e faltando às aulas.

 

Font: Secretaria de Estado da Educação