Agência CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulga a lista dos municípios que não possuem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007. É importante que os gestores tenham acesso a essa lista para que possam cobrar do governo federal sua inclusão no cálculo desse importante indicador e acompanhar os avanços na qualidade do ensino.
No início do mês de setembro, a CNM apresentou um levantamento que indica a existência de 537 municípios sem Ideb.
Esses municípios ficaram de fora da estatística, pois o cálculo do índice combina os dados do rendimento escolar com o desempenho dos alunos na Prova Brasil, que avalia somente a rede pública urbana de ensino. Dessa forma, locais com alto índice de escolas rurais, ficam foram do cálculo.
O Ideb foi criado em 2007 e funciona como um termômetro da qualidade do ensino, Além disso, também tem sido utilizado para orientar a distribuição de verbas para a educação estadual e municipal e para o direcionamento de políticas públicas educacionais. Assim, ter esse indicador é relevante para o país e para todas as escolas indistintamente.
Com o intuito de buscar uma solução para os municípios que não possuem o Ideb, a CNM solicitou ao Ministério da Educação (MEC) providências com vistas a incluir todos os municípios, especialmente os rurais, no processo de avaliação da Prova Brasil, para que dessa forma, essas redes de ensino tenham o índice calculado.