A Secretaria de Estado da Educação (SED) está concluindo a confecção de senhas do Projeto SERIE para os operadores masteres dos 293 municípios catarinenses que controlam a freqüência escolar dos estudantes de escolas públicas, beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Até o momento, para acessar os dados da freqüência, os operadores precisam recorrer às Gerências Regionais de Educação, diretores ou supervisores das unidades escolares. Com a senha do SERIE, programa informatizado que contem todos os dados sobre matrícula na rede pública, os operadores poderão acessar diretamente todas as informações sobre a matrícula do ensino fundamental. Com isso, os recursos financeiros do Programa chegarão mais rápido aos municípios.

Em maio de 2008, o secretário Paulo Bauer atendeu a solicitação da Diretoria de Estudos e de Acompanhamento das Vulnerabilidades Educacionais do MEC, reforçando o pedido de inúmeros municípios para a disponibilização da senha por parte de cada operador Master. "Essa era uma antiga reivindicação nossa e do próprio Ministério e vai facilitar o apontamento da freqüência do Programa Bolsa Família", destaca o operador master do estado Catarinense, Euro Lauro Coral.

O Programa Bolsa Família foi criado pelo Governo Federal para auxiliar famílias de baixa renda que têm filhos em idade escolar, entre seis e 15 anos. O acompanhamento da freqüência escolar de crianças e adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família é realizado pelo MEC em 5.564 municípios brasileiros, por meio de sistema em linha. Em Santa Catarina o programa beneficia mais de 140 mil famílias, num universo de 452 mil alunos do ensino fundamental, informa diretora de Apoio ao Estudante, Rogéria Diegoli.

Segundo a gerente de Valorização ao Estudante da SED, Elizete Ouriques, a concessão de senhas, além de agilizar os serviços dos operadores, vai melhorar ainda mais o índice de informação da freqüência escolar em Santa Catarina. "A medida é muito importante para o nosso Estado, considerado pelo Ministério da Educação, em 2007, como o melhor nesse tipo de serviço", declara.

Fonte: Secretaria do Estado de Educação