O uso do computador na escola, a influência da internet na educação e as transformações pedagógicas provocadas pelas novas tecnologias estarão em debate, ao vivo, na TV Escola. Os temas serão abordados nesta sexta-feira, 3, às 19h, no programa Salto para o Futuro.
As políticas adotadas pelo Ministério da Educação para implementar a cultura tecnológica nas escolas públicas serão apresentadas pelo secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky. O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), que envolve a instalação dos laboratórios de informática, a capacitação dos professores e a oferta de conteúdos educacionais, será um dos temas de destaque.
O programa mostra ainda a interação do professor com instrumentos como o Portal do Professor, que oferece espaços virtuais para criação de aulas, blogs, comunidades virtuais e acesso a objetos educacionais. O professor Alberto Tornaghi e a professora Maria Helena Jardim são os outros participantes do programa.
Os telespectadores podem participar do debate pelo telefone 0800 21-6689, pelo fax (21) 2117-6635 ou pelo endereço eletrônico salto@mec.gov.br . O programa terá reprise de segunda-feira a sexta-feira, às 3h, 5h, 11h e 15h.
Na grade da TV Escola desde 1996, o Salto para o Futuro produz séries semanais voltadas para a formação continuada de professores e de estudantes. A TV Escola pode ser sintonizada por antena parabólica (digital ou analógica) em todo o Brasil. Está disponível, também, nas operadoras por assinatura DirecTV (canal 237) e Sky (canal 27).