Representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participam a partir desta quarta-feira, dia 1º, até sexta, 3, do Fórum sobre Direito à Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma. No encontro, os países integrantes da FAO apresentarão as políticas que desenvolvem para garantir esse direito.
No primeiro dia, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Albaneide Peixinho, exporá os avanços do Brasil na área de segurança alimentar e nutricional dos estudantes. Considerado um programa exemplar pela própria FAO, o Pnae atende 36 milhões de estudantes da educação infantil e do ensino fundamental de escolas públicas e filantrópicas, com um orçamento anual de R$ 1,6 bilhão.
O governo federal pretende ampliar o atendimento. Em fevereiro, o Palácio do Planalto enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que inclui o ensino médio na cobertura do programa. Caso o projeto seja aprovado, mais oito milhões de estudantes passarão a ser atendidos.
Durante o fórum, um cartaz reforçará a idéia da alimentação saudável na escola como um direito. O cartaz foi enviado pelo FNDE, no primeiro semestre, a todas as unidades da rede pública de educação infantil e ensino fundamental para conscientizar alunos, professores e diretores sobre o direito dos estudantes a uma dieta adequada e nutritiva no ambiente escolar.
O trabalho foi traduzido para o inglês, o espanhol e o francês e distribuído nas embaixadas de países da América Latina e do Caribe para disseminar a idéia em outras nações.
Assessoria de Comunicação Social do FNDE