Os veículos escolares a serem adquiridos em 2009 com recursos do programa Caminho da Escola terão características diferentes dos atuais modelos. “Está havendo uma mudança de conceito: estamos criando um ônibus totalmente voltado para o transporte de crianças na zona rural”, afirma José Carlos Wanderley de Freitas, diretor de administração e tecnologia do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo programa. Os modelos 2009 serão equipados com tração 4 x 2, chassi mais alto e eixos mais próximos da frente e da traseira do veículo, para facilitar sua saída de atoleiros.

Uma das principais inovações é que todos os ônibus terão equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que poderá ser descida até o nível do solo, para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. Em função disso, a porta dos veículos será mais larga: o vão livre deve passar dos atuais 80 centímetros para 95 centímetros, a fim facilitar o manuseio da cadeira. Até agora, apenas três dos seis modelos em operação possuem mecanismo de acessibilidade.

Além disso, todos os ônibus possuirão tacógrafo eletrônico e GPS, equipamento que utiliza informações de satélites e possibilita visão geral da área percorrida. Esses aparelhos garantirão maior segurança para os estudantes e permitirão o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas e de consumo de combustível.

Outra mudança importante está relacionada à distribuição dos bancos e aos equipamentos internos. A largura do corredor central vai diminuir para aumentar a quantidade e o conforto dos assentos. Os veículos passarão a ter vidros temperados verdes, em vez de fumês; pára-barro na frente e atrás, e dispositivo passa-balsa, que garante maior estabilidade em estradas sinuosas.

Também virão com duas lixeiras, de nove litros de capacidade, na entrada e nos fundos. A prateleira embaixo dos bancos para transporte das mochilas dos estudantes será substituída por uma rede acima e outra nas costas dos assentos, para acomodação do material escolar.

Audiência – Todas essas modificações foram anunciadas durante audiência pública do programa Caminho da Escola, realizada nesta quinta-feira, 16, na sede do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro. Durante toda a manhã, os 40 participantes da audiência – em sua maioria, representantes dos fabricantes de ônibus e de equipamentos – questionaram e discutiram as novas especificações.

Na próxima semana, em uma nova reunião, o FNDE, o Inmetro e representantes das indústrias de ônibus e equipamentos conversarão mais detalhadamente sobre as especificações da cadeira de rodas especial e demais condições para garantir a acessibilidade.

Assessoria de Comunicação Social do FNDE