O Ministério da Educação está encaminhando 50 mil kits para a aplicação da Provinha Brasil para cerca de 3.760 escolas da rede pública estadual e municipal. Previsto para ser realizado entre 9 e 20 de março, o teste é direcionado para aproximadamente 50 mil estudantes do segundo ano do ensino fundamental e tem por objetivo avaliar o nível de alfabetização desses alunos, após um ano de escolaridade.
"O teste é de extrema importância porque por meio dele vamos ter um retrato fiel da alfabetização das crianças", destaca a coordenadora de Aprendizagem e de Práticas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação, Valda Dias. Caso alguma unidade escolar não receber o número suficiente de kits, o diretor deve entrar em contato com a Gráfica Maia, de Curitiba, vencedora da licitação no Sul do país, pelo telefone (41) 3079-0477, alerta a coordenadora.
Criada em 2008, a Provinha Brasil é composta por um teste a ser aplicado em todas as escolas públicas do País. Essa aplicação, no entanto, é voluntária, decorrente da adesão das redes estaduais e municipais de educação. Em Santa Catarina, todas as unidades escolares públicas aderiram à Prova que está sendo coordenada pela Diretoria de Educação Básica e pelo Setor de Políticas Educacionais da Secretaria da Educação.
Nesta edição, os alunos responderão somente a questões objetivas de leitura, não sendo avaliados nos itens de escrita, como em 2008. As provas serão aplicadas e corrigidas pelos próprios professores. Anualmente, o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao MEC, disponibiliza duas versões da Provinha Brasil. A primeira ocorre no início do ano e a segunda deve ser aplicada no término do ano letivo. Isto possibilita ao professor e o gestor avaliarem o quanto o aluno progrediu ao longo do ano.