Um censo do transporte escolar em Santa Catarina será feito para determinar com precisão o custo do aluno transportado por cada cidade. A iniciativa, definida em reunião entre o Secretário de Estado da Educação, Paulo Bauer, e o presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Ronério Heiderscheidt, ajudará na definição de novos critérios para transferência de recursos aos governos municipais.
“A Secretaria vai tomar as providências para fazer o levantamento que estabelecerá novos critérios, visando a qualidade, a viabilidade econômica e a universalidade do serviço”, explicou Bauer. Para o ano de 2009, os recursos previstos atingem a casa dos R$ 53 milhões e 627 mil, representando um aumento de 40% no valor per capita/aluno do ensino médio, igualando ao que é repassado para o ensino fundamental.
O resultado da reunião, realizada no final da tarde da última quinta-feira, agradou ao presidente da Fecam. De acordo com ele, o levantamento vai ser essencial para determinar um orçamento que cubra os custos do transporte escolar. A secretaria vai contratar uma empresa de consultoria para recadastrar os alunos, avaliar as condições dos ônibus. Outra meta é mapear unidades de ensino mais próximas das moradias de cada estudante, algo que pode melhorar a distribuição destes alunos, evitando o desgaste deles no deslocamento para locais distantes de suas residências e diminuindo a demanda pelo transporte escolar. Assim que os dados estiverem compilados, a Fecam vai receber um relatório que será repassado para os prefeitos catarinenses.
Fonte: SED