Com a participação de professores da rede pública municipal e estadual dos municípios que abrangem a 36ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, acontecerá no dia 18 de novembro, às 8 horas, em São Ludgero, no Centro Multiuso Dimas Schlickmann, o 2º Seminário Regional do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Durante este ano o tema trabalho é Matemática.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em 2013 a ênfase foi dada para a Língua Portuguesa. Este ano o trabalho foi direcionado para a Alfabetização Matemática. Durante o seminário haverá palestra, mesa redonda e troca de experiências através de apresentações feitas por professores alfabetizadores de vários municípios. Vale esclarecer que cada professor que participa do Pacto recebe um incentivo financeiro mensal para aperfeiçoar seus conhecimentos.
Participam do evento professores, além de São Ludgero, dos municípios de Braço do Norte, Rio Fortuna, Grão-Pará, Armazém, Santa Rosa de Lima e São Martinho. A Coordenadora em São Ludgero do Pnaic, Jânia Debiasi Mattei, informa que participam do Pacto um total de 10 professores da rede municipal de ensino. “Eles recebem as orientações da professora Sirlene Machado Cunha Joaquim”, detalha. Ela faz a observação que no caso do Seminário participarão todos os professores do 1º ao 5º ano da rede pública municipal de São Ludgero. “O primeiro seminário em 2013 já foi realizado em São Ludgero e este ano temos a honra de sediar novamente o evento regional”, ressalta a coordenadora local.
Programação do Seminário
Data: 18 de Novembro
Local: Centro Multiuso Dimas Schlickmann
8 horas – Início com a acolhida.
8h30min – Abertura, composição da mesa de autoridades, entrada das bandeiras do estado e dos municípios.
9 horas – Palestra sobre Alfabetização Matemática na Idade Certa – uma reflexão com base na atividade de estudo, com Josélia Euzébio da Rosa da Unisul.
Das 10 às 10h15min – Intervalo para o lanche.
Das 10h15min às 11 horas – Continuação da palestra.
Das 11 às 11h45min – Mesa redonda coordenada pela Professora Formadora/UFSC, Carla Perez.
Das 11h45min às 13h15min – Intervalo para o almoço
Das 13h30min às 17h15min – Socialização das experiências pelos professores alfabetizadores envolvendo a 36ª Gered e os municípios. Cada município terá no máximo 30 minutos para cada orientadora.
Saiba quais os princípios centrais que são considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;
3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;
4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
Conheça os eixos de atuação das Ações do Pacto:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas;
4. Gestão, mobilização e controle social.
Crédito de imagem: Divulgação
Bertoldo Kirchner Weber – Assessoria de Comunicação