Os trabalhos de campo para elaboração dos planos municipais de gerenciamento de resíduos sólidos estão em fase de conclusão. Neste mês, a equipe técnica da SC Engenharia e Geotecnologia está em fase de conclusão das propostas finais do PMGIRS, que serão discutidas em oficinas técnicas com o Comitê Diretor Local e o Grupo de Sustentação a partir do mês de fevereiro, e validadas em audiências públicas que serão realizadas na sequência. Depois desta etapa os planos municipais serão encaminhados às câmaras de vereadores dos municípios para a devida apreciação e aprovação.
O Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, constituído de diversas etapas, teve a sua meta de diagnóstico concluída a partir das orientações tiradas em audiências públicas municipais, com documento disponibilizado no portal www.pmgirsamurel.com.br.
A responsabilidade pelos planos é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável, que através da AMUREL, na condição de proponente do projeto, e da empresa SC Engenharia e Geotecnologia, deu início, no ano passado, ao trabalho de auxílio aos municípios associados da AMUREL (menos Gravatal e Jaguaruna que já possuíam planos em andamento) na elaboração dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS.
Estão sendo investidos aproximadamente R$ 860 mil nos planos.