Na semana de poucos dias úteis por causa do feriado de carnaval, também foram mais tênues as mudanças de projeções do Relatório de Mercado Focus, divulgado na manhã desta segunda-feira, 23 de fevereiro, pelo Banco Central. Mesmo assim, elas ocorreram. Segundo o documento, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) encerrará este ano em 7,33%, e não mais em 7,27% como aguardava o mercado no levantamento anterior. Esta é a oitava semana consecutiva em que há alta das previsões para o IPCA de 2015.
A expectativa de que o BC não entregará, portanto, a inflação de 2015 sem estourar o teto da meta de 6,50% também pode ser vista no Top 5 de médio prazo, que é o grupo dos economistas que mais acertam as previsões. Para esses profissionais, a mediana para o IPCA deste ano segue acima da banda superior da meta. Quatro semanas atrás, estava em 6,86%.
Após migrar para o terreno negativo na semana passada, a mediana das previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 aprofundou a perspectiva de retração e passou de -0,42% para -0,50% no Relatório de Mercado Focus, também divulgao nesta manhã pelo Banco Central. Há quatro semanas, a estimativa estava em +0,13%. Esta foi a oitava revisão seguida para baixo desse indicador.
Fonte:CNM