Com o objetivo de disseminar a cultura do empreendedorismo em Santa Catarina, o SEBRAE/SC lança o Edital de Chamada Pública para Educação Empreendedora para o Ensino Fundamental. A Federação Catarinense de Municípios – FECAM apoia a iniciativa.
O SEBRAE/SC está ampliando a oferta da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, voltada à educação básica, que tem um curso específico para cada ano do ensino fundamental. O curso tem por objetivo despertar o espírito empreendedor nas crianças e adolescentes, proporcionando o protagonismo juvenil, estimulando a cultura da cooperação e da inovação, a ética e a cidadania, contribuindo para a formação de futuros empreendedores e desenvolvimento territorial nas regiões onde ele ocorre.
O JEPP insere conteúdos de empreendedorismo no ensino fundamental, apresenta práticas de aprendizagem que estimulam a autonomia do estudante e o desenvolvimento de comportamentos, habilidades e atitudes importantes para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). O curso é uma das metodologias oferecidas pelo Programa Nacional de Educação Empreendedora, lançado em 2013 pelo SEBRAE, que vem sendo realizado em todo o país.
O papel do SEBRAE/SC com a educação fundamental é o de repassar a metodologia a parceiros licenciados, em especial às Secretarias Municipais de Educação, promovendo a formação de professores que atuem no ensino fundamental para que eles possam aplicar o curso junto aos alunos, além de fornecer os livros para os alunos.
Para a professora Clara Deoracki, de Mafra/SC, que aplicou com os alunos a metodologia em 2014, “o projeto é inovador, válido e com significado para as crianças. Do inicio ao fim, percebemos o interesse das crianças, a dedicação e a aprendizagem. O projeto mostrou o que é planejar, organizar, trabalhar em grupo, produzir e junto alcançar os objetivos. A participação dos pais foi muito gratificante e um excelente incentivo para todos. Pudemos mostrar a elas que ser empreendedor é uma opção para o futuro.”
Mariele Zago é mãe de um aluno que participou do programa e relata: “Ele chegou todo empolgado em casa falando sobre lucros, ter um negócio, ser empreendedor e pequenos empreendedores. Por mais que no futuro ele não seja um empreendedor, que ele não tenha um negócio, ele vai usar as lições no dia a dia, porque ele aprendeu nesse projeto que ele precisa calcular o que gasta, comprar apenas o que é útil”, conta.
O Edital tem como finalidade evidenciar os critérios para a seleção de proponentes, que são os municípios e escolas que serão beneficiadas com o projeto em 2015, bem como dar visibilidade ao projeto e proporcionar transparência ao processo de seleção das escolas que terão a educação empreendedora inserida em seu currículo escolar, destaca Fernando C. dos Santos, gestor de Educação Empreendedora do SEBRAE/SC.
“Em Santa Catarina, a inserção da educação empreendedora tem como prioridade os municípios e comunidades mais carentes do estado, pois são esses os que mais necessitam de conteúdos de empreendedorismo para ampliar a percepção de mundo de seus jovens. Dessa forma, contribuímos para eles vislumbrem novas oportunidades para o seu futuro, independente de montarem um negócio ou de aplicarem os conhecimentos aprendidos em suas vidas pessoais ou como empregados intraempreendedores, e por consequência estamos colaborando para o desenvolvimento regional a médio e longo prazo”, salienta o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Sérgio F. Cardoso.
O Edital aberto até o dia 27 de março e os proponentes interessados na implantação do JEPP nas suas escolas deverão apresentar uma Proposta de Implantação, conforme as orientações constantes no Edital.
Para saber mais sobre o JEPP, clique aqui e assista o vídeo.
O Edital está disponível na página inicial do SEBRAE/SC: www.sebrae-sc.com.br, para acesso direto clique aqui.
Fonte: Fecam